quarta-feira, 28 de outubro de 2015

CONVIDADOS



Convidado de Honra - Professor Doutor Luiz Antônio de Carvalho Valverde (UEFS)

Possui doutorado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2008); mestrado em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002). É professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Tem experiência na área de Literatura, Linguística, Letras e Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: representação do sertão, imaginário, identidades, coronelismo, poesia e prosa contemporânea e da Geração 70, da Bahia, educação. Coordenou, desde sua implantação, em 2011, até dezembro de 2014 o Curso de Especialização em Literatura Baiana, do Departamento de Educação, Campus XIV, da Universidade do Estado da Bahia, em Conceição do Coité. Coordenou o Colegiado do Curso Letras - Português, do referido departamento, de junho de 2012 a dezembro de 2013. Coordenou o subprojeto do PIBID-UNEB, intitulado "Educação de Jovens e Adultos: novos caminhos para uma escola solidária", em parceria com a Escola Estadual Almir Passos, de Conceição do Coité, de maio de 2012, até sua conclusão em fevereiro de 2014.



Adriano Eysen
Poeta, contista e crítico literário, é natural de Salvador. Licenciado em Letras Vernáculas pela UEFS, Especialista em Estudos Literários pela UNEB, professor de Literatura Portuguesa e Brasileira da UNEB, Mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela UEFS, Doutor em Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC-Minas, com bolsa sanduíche na Universidade Nova de Lisboa, membro efetivo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e do Instituto Geográfico de Lisboa. Coordenou a Especialização em Estudos Literários e Linguística Aplicada ao Ensino (2009 a 2010 –  e o Projeto Verso e Prosa nas Veredas do Sertão (2007 a 2009 e 2014 – ambos na UNEB - Campus XII), organizou, dentro outros eventos, A Festa Literária de Euclides da Cunha/Bahia (2014). Atualmente é Professor Assistente de Literatura Brasileira e Portuguesa da Universidade do Estado da Bahia e coordena o Grupo de Pesquisa A escrita da ausência nas literaturas portuguesa e brasileira (UNEB - Campus XIV). Adriano publicou, dentre outros livros, Imagens do Sertão na poética de Castro Alves (2005/06 – ensaio - UESB), Cicatriz do silêncio (vencedor do concurso de poesia Banco Capital, 2007) e Assombros Solares (2011 – poesia – Via Litterarum). 




Professora Mestre Líbia Gertrudes de Melo (Coordenadora do NUPE)

Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1999), Especialização em Avaliação pela Universidade do Estado da Bahia (2002) e em Língua Portuguesa: Gramática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2003). Atualmente é professora auxiliar da Universidade do Estado da Bahia e mestranda em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia, campus II . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade linguística, variação lexical e Latim. Desenvolve uma pesquisa sobre a contribuição das línguas africanas no português do Brasil na comunidade remanescente de quilombo de Alegre/Barreiro, é coordenadora da Universidade Aberta à Terceira Idade e estuda sobre a memória de anciões afrodescendentes. É formadora do TOPA (Todos pela Alfabetização) desde 2007.



Professora Doutora Maria das Graças Meirelles Correia (IFBA/Campus de Santo Amaro)

Graduada em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira pela Universidade Federal da Bahia (1998); mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2006) e doutora em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é docente do Instituto Federal da Bahia - IFBA, campus Santo Amaro, onde desenvolve atividades de pesquisa e extensão junto a comunidades da Baía de Todos os Santos e do Recôncavo, focando os seguintes temas: pesca artesanal, etnografia, oralidade, fotografia, identidade, cultura e educação. É pesquisadora do Centro de Estudos do Recôncavo (UEFS), onde desenvolve, juntamente com outros pesquisadores, atividades de extensão relacionadas ao patrimônio cultural da BTS e seu entorno.






Sandro Ornellas

Doutor em Letras e Linguística (Teorias e Crítica da Cultura e da Literatura) pela Universidade Federal da Bahia (2006) e Pós-doutorado em Literatura Portuguesa na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: poéticas moderna e contemporânea; processos de subjetivação; crítica da cultura; teoria crítica contemporânea. Sandro é autor de diversos livros de poesia, como Formas de Cair & outros poemas (2011).





Professor Mestre Cleberton Santos (IFBA/Campus de Santo Amaro)

Graduado em Letras Vernáculas (UEFS) e Mestre em Literatura e Diversidade Cultural (UEFS). Poeta, Crítico literário e Professor Efetivo EBTT do IFBA Campus Santo Amaro. Tem artigos, ensaios e textos literários pubicados em vários jornais e revistas. Pesquisador na área de Letras e Diversidade Cultural, com ênfase em Literatura Moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: modernismo, literatua e experiência urbana, literatura baiana, poesia da geração 60 no Brasil, pesquisas de inciação cientifica e outras temáticas literárias e culturais. Autor dos livros “Ópera urbana” (poesia, 2000), “Lucidez silenciosa” (poesia, 2005) “Cantares de roda” (poesia, 2011), “Aromas de Fêmea” (poesia, 2013), "Estante Viva” (crítica literária, 2013 ) e "Travessia de abismos" (poesia, 2015). Tem artigos e poemas publicados em várias antologias e jornais do Brasil e do exterior.




Prof. Doutor Carlos Ribeiro (Academia de Letras da Bahia/UFRB-Cachoeira)

Doutor em literatura pela Universidade Federal da Bahia, participa das antologias e coletâneas Oitenta, Geração 90, tem trabalhos publicados em suplementos culturais e revistas literárias, a exemplo de A Tarde Cultural, Revista da Academia de Letras da Bahia, Revista da Bahia, Exu, Qvinto Império e Rascunho. Em 1988 venceu o concurso de contos promovido pela Academia de Letras da Bahia e, desde 1998, co-edita a revista de arte, crítica e literatura Iararana. Dedicou-se durante muitos anos à divulgação científica, tendo participado de expedições à Antártida, Amazonas e diversas reservas naturais brasileiras. Trabalhou como assessor do Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia e no Projeto História Oral dos Bairros de Salvador (ambos pela Fundação Cultural do Estado da Bahia) e como repórter do jornal A Tarde. É membro da Academia de Letras da Bahia e professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB/Cachoeira.





Igor Rossoni (UFBA)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (1982), Mestrado em Letras, área de concentração Teoria da Literatura (1993); Doutorado em Letras, área de concentração Literatura Brasileira (1998) e Pós-Doutorado em Letras (2009) pelo IBILCE/ UNESP-SJRPreto-SP. Professor Associado da Universidade Federal da Bahia, Ensaísta e Escritor. Experiência na área de Letras, ênfase em Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Literatura Comparada; atua principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, teoria da literatura, narrativa e poesias contemporâneas, criação literária, literatura e religiosidade.



 



Professora Doutora Lílian Almeida (UNEB-Campus XIV)


Possui graduação em Licenciatura Em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002), mestrado em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2006) e doutorado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professora assistente na Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, literatura brasileira, representação feminina, literatura contemporânea brasileira e a narrativa de Helena Parente Cunha.



Professor Mestre Francisco Setuval (UESB)

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (2001) e Especialização em Educação Ambiental para a Sustentabilidade (2002), ambas pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências- UFBA/UEFS. Atualmente é professor do ensino básico da Prefeitura Municipal de Rafael Jambeiro / BA e professor assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Vitória da Conquista/BA. Exerce a função de vice-diretor da regional 05 / nordeste da Associação Brasileira de Ensino de Biologia . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental; Prática Pedagógica; Formação de Professores de Biologia; Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia.



 

 

Douglas de Almeida (UNEB)

Jorge Douglas Reis de Almeida nasceu em 12 de dezembro de 1955 em Itabuna/BA. Em maio de 1980 teve início a trajetória artístico-político-cultural ,quando estudante de Letras na UFBA, organiza o I Encontro Nacional de Estudantes de Letras e publica seus poemas na revista “Repúbrica das Banana”.





Atriz Tina Tude

Atriz e produtora cultural graduada em Artes Cênicas pela UFBA - Universidade Federal da Bahia, com passagem pela UNB - Universidade de Brasília e tendo também cursado Letras pela UCSAL - Universidade Católica do Salvador. Artista de trajetória pautada na formação em interpretação teatral traz, contudo, da obra literária e do pensamento de seu pai, o poeta Tude Celestino de Souza, a grande influência para a atividade artística e de gestão cultural, tendo idealizado o Movimento ATiTude CelesTina, uma ação cultural com foco na Poesia Tudina e a identidade da antiga localidade de Ipitanga. Autora e coordenadora geral do Projeto ATiTude – Identidade & Memória de Ipitanga, na Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas; membro do Conselho Municipal de Cultura de Lauro de Freitas, da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas e colaboradora de projetos relativos à integração entre educação e cultura no município, como a Roda de Teatro e o grupo Amantes do Conhecimento.



Cid Seixas
Professor universitário, escritor e jornalista. Fundou e dirigiu um dos mais qualificados suplementos literários dos anos setenta, o Jornal de Cultura, publicado na Bahia pelos Diários Associados. Graduado em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (1976), Mestre em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (1980) e Doutor em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é Professor Titular aposentado da Universidade Federal da Bahia, onde trabalhou ativamente na reestruturação do Mestrado em Letras e no plano inicial de implantação do Doutorado. Exerceu as funções de Chefe e de Vice-Chefe do Departamento de Letras Vernáculas, bem como de Vice-Coordenador da Pós-Graduação. Como consultor, na área de educação, elaborou os currículos de alguns cursos universitários, sendo co-responsável pela implantação do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana, onde é Professor Visitante e co-editor de Légua & meia: revista de literatura e diversidade cultural. É ainda coordenador dos cursos de pós-graduação lato sensu do CEDAP em parceria com a Faculdade São Luís de França. 







Glaucia Lemos

Gláucia Maria de Lemos é escritora brasileira, nascida em Salvador, Bahia, autora de vários títulos de literatura infanto-juvenil, como a coleção "Marujo Verde", com quatro volumes publicados, mas também de contos, ensaios, resenhas e romances, alguns dos quais premiados ("O Riso da Raposa", pela Academia de Letras da Bahia, em 1985, "A Metade da Maçã", pela Secretaria de Cultura do Recife, em 1988, "As Chamas da Memória" pela União Brasileira de Escritores - Rio de Janeiro, em 1990 e "Bichos de Conchas", vencedor do II Prêmio de Literatura da UBE/Scortecci, em 2007). A sua obra publicada é, praticamente na sua totalidade, prosa, exceptuando o livro de poesia infantil "O Cão Azul". Tem, contudo, disseminada em várias páginas da Internet, alguma poesia da sua autoria. Graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal) e pós-graduada em Crítica de Arte pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Estética. Dedica-se á Literatura e ao Jornalismo como atividades principais. Estudou Música e Desenho na Escola de Belas Artes da UFBA e Arte em série no Museu de Arte Moderna da Bahia. Por alguns anos ocupou-se de Pintura, logo optando pelo estudo de Filosofia da Arte no que se fixou. Abandonou a profissão liberal para dedicar-se à literatura e ao jornalismo.








Clarissa Macedo

Clarissa Macedo é natural de Salvador (BA) e reside em Feira de Santana/BA. Licenciada em Letras Vernáculas, mestre em Literatura e Diversidade Cultural e doutoranda em Literatura e Cultura, além de escritora, atua como revisora, professora, pesquisadora e produtora cultural. É autora de O trem vermelho que partiu das cinzas (2014) e de Na pata do cavalo há sete abismos, vencedor do Prêmio Nacional da Academia de Letras da Bahia/2014, já traduzido para o espanhol (Peru e Espanha) e com edição em processo também para a língua inglesa.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário, seja ele ideias, críticas, opiniões..